12 julho 2009

Dieta da proteína

Não sou a favor de nenhuma dieta, DEFENDO com unhas e dentes a Reeducação Alimentar. Mas acho que toda informação é bem-vinda. E conhecimento nunca é d+!!!

Dieta da proteína
(Fonte: http://boaforma.abril.com.br/edicoes/267/fechado/Dieta/dieta-da-proteina.shtml?pagin=1)

Ela merece sua nova e – agora – boa fama. Pesquisas e especialistas afirmam que a proteína magra, na dose certa e combinada com carboidratos integrais e gordura boa, ajuda a exterminar os pneuzinhos. Comprove você mesma!

A proteína, responsável por reparar e construir tecidos, produzir hormônios e melhorar o nosso sistema de defesa, provou ter uma notável habilidade: dar fim aos pneuzinhos. Mas isso só acontece sob algumas condições. Tem de ser magra – é o caso de peixes, aves, queijos brancos, ovo e leguminosas – e entrar em maior quantidade no cardápio (pelo menos 30% das calorias diárias), mas sempre respeitando o espaço dos carboidratos e das gorduras saudáveis.
Pesquisa recente da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comprovou o fato. O grupo que adotou uma dieta protéica (30% de proteínas, 30% de gordura, 40% de carboidratos) queimou em um ano 38% mais gordura do que a turma seguidora da tradicional pirâmide alimentar (15% de proteína, 30% de gordura, 55% de carboidrato).
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“As proteínas magras favorecem a construção de músculos, que aceleram o metabolismo, queimando mais calorias”, explica Daniela Jobst, nutricionista funcional de São Paulo.
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A insulina – hormônio produzido para digerir os carboidratos – provoca a queima de massa magra ao invés de gordura. O consumo de alimentos INTEGRAIS ajuda a diminuir a taxa de insulina no sangue.
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A proteína também afasta a fome por um período maior, o que ajuda qualquer mortal a controlar o garfo. “Alimentos protéicos têm uma digestão lenta, prolongando a sensação de saciedade”, completa a nutricionista funcional Gabriella Guerrero, diretora da Nutriessencial Consultoria, em São Paulo. Além disso, segundo pesquisa americana publicada na revista científica Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, ela é capaz de suprimir o efeito da grelina, hormônio que dispara a fome. Ponto para a proteína. De novo!

Quantidade ideal de proteína

O ideal é ingerir 1 grama de proteína por quilo de peso no caso de quem não tem uma vida ativa. Quem pratica atividade física regular (três vezes por semana) pode ingerir de 1,4 a 1,8 grama de proteína por quilo de peso. Com o nosso ranking, vai ficar mais fácil na hora de escolher os produtos e fazer as contas de quanto você precisa (e pode) comer por dia.

Carnes e ovos

Proteína:
Peito de peru (1 filé/120 g) _____ 26,2 g
Peito de frango (1 filé/120 g) _____25 g
Carne vermelha magra - alcatra, lagarto, maminha, filé mignon (1 filé/120 g) _____ 24 g
Atum (1 lata/90 g) _____ 22 g
Pescada branca (1 filé/100 g) _____ 20 g
Salmão (1 filé/100 g) _____ 19 g
Salmão (1 filé/100 g) _____ 19 g
Ovo inteiro _____ 6 g
Clara _____ 4 g
Peito de peru light (1 fatia/15 g) _____ 3,27 g
Presunto magro (1 fatia/15 g) _____ 2,4 g

Leite, queijo e iogurte

Proteína:
Iogurte natural desnatado (1 pote/200 g) _____ 9,15 g
Leite desnatado(1 copo/ 200 ml) _____ 6,7 g
Leite semidesnatado (1 copo/ 200 ml) _____ 6,2 g
Leite de soja (1 copo/ 200 ml) _____ 5 g
Queijo de minas (1 fatia/30 g) _____ 5 g
Queijo cottage (sopa/30 g) _____ 3,7 g
Requeijão (1 col. sopa/30 g) _____ 3,7 g
Ricota (1 fatia/30 g) _____ 3,4 g
Queijo de soja/tofu (1 fatia/30 g) _____ 3,2 g
Queijo fundido light (1 unidade pequena/20 g) _____3 g
Cream cheese (1 col. sopa/30 g)____2,1 g

Grãos cozidos

Proteína:
Quinua(½ xíc. chá/60 g) _____16 g
Soja em grão(½ xíc. chá/60 g) _____9,96 g
Lentilha (½ xíc. chá/80 g) _____7,22 g
Grão-de-bico(½ xíc. chá/35 g) _____3,1 g
Feijão (½ xíc. chá/80 g) _____2,67 g


Fonte: Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras; Tabela de Composição de Alimentos – Sônia Tucunduva Philippi; Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Farmácia (www.fcf.usp.br/tabela); Rótulos de Alimentos – www.amelia.com.br e
www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp.

4 comentários:

nounouse disse...

Eu adorei as dicas, talvez experimente, nao faz mal pro corpo, não é uma dieta louca alem de se encaixar meus alimentos favoritos! boa dica, bjoos

Luli disse...

Olááááááááááá!
:o)
Olha, eu já fiz dieta da proteína... funciona, a gente seca. Mas vou te dizer... no mês seguinte quando o carvoidrato é recolocado na dieta... só Jesus pra afastar a gente do PÃO! Hahahahahahahaha!
Beijinho!

Alice disse...

Primeiro, considero isto como "regime" e não como dieta.

Segundo, deram uma maquiada em algo que faz muito mal (emagrece sem carbo, tem parada cardíaca com muita gordura).

Pode ser que emagreça mais rápido, mas prefiro a reeducação (algo que posso seguir).

Sem contar que, depois que comecei a minha dieta, não consigo comer muita carne (fica estufando)... rs

Mas é como você falou, informação nunca é demais!

Bjs

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel