03 julho 2009

Raclette

_ História.

A Raclette é um prato típico da Suiça, à base do queijo homônimo. A palavra Raclette tem origem no verbo francês “racler”, que significa raspar. Uma referência a forma tradicional de preparar este prato. Faz 400 anos que se come nesta região dos Alpes suíços queijo derretido na brasa com batatinha cozida na água.
No século 20 este prato se sofisticou com o aparecimento de inúmeros modelos de racleteiras elétricas. Algumas permitem derreter queijo na mesa em panelinhas junto com outros ingredientes como toucinho, tomate, abacaxi e outros mais.
...
_ Receita.
Ingredientes :
05 batatas médias lavadas.
250 g de cebolinhas em conserva.
250 g de pepino em conserva.
300 g de queijo raclette, tilsit ou queijo goms.
Sal e pimenta_do_reino em grãos.
Modo de preparo :
Cozinhe as batatas com água, até ficarem macias. Escorra, descasque e coloque_as em uma tigela aquecida. Distribua em tigelas individuais as cebolinhas e os pepinos em conserva. Leve à mesa o sal e um moedor de pimenta e disponha o queijo em uma tábua apropriada. Em seguida, aqueça a chapa da racleteira, coloque um pedaço de queijo e deixe derreter. Distribua as batatas em pratos individuais, tempere com sal e pimenta_do_reino moída na hora e distribua por cima o queijo derretido. Sirva com as cebolinhas e os pepinos em conserva.
E aí Carlinha apeteceu???

Um comentário:

Drê disse...

olá dany vim te desejar um ótimo final de semana e ver que delicia era essa